Um estudo conduzido pela Consumer Electronics Association (CEA) mostra que a nova geração dos consoles está renovando o mercado de video games. Previsões oriundas da pesquisa apontam um crescimento de 85% em 2014 na aquisição de consoles em relação ao ano passado.
O estudo, intitulado “The Future of Gaming” (O Futuro dos Jogos, em tradução livre), também identifica alguns hábitos e preferências dos consumidores em relação à plataforma escolhida, dispositivo utilizado, intenções na hora da compra e outras informações.
Plataforma preferida
Considerando os consumidores online nos Estados Unidos, a maior parcela ainda pertence à sétima geração. Os resultados apontam que 35% possuem um Nintendo Wii, 29% um Xbox 360 e 24% um PS3.

O Xbox One e o PS4 contam com 11 e 8% dos consumidores online, respectivamente, mas apresentam um crescimento vertiginoso.
Supremacia dos consoles, crescimento mobile
O estudo também aponta a preferência quando o assunto é o principal dispositivo para jogos, e a briga aqui fica entre os consoles e os dispositivos móveis. Os smartphones (12%) e tablets (9%) tendem a superar as plataformas de mesa que ainda reinam com o Xbox 360 (16%), PS3 (12%) e Wii (12%) na preferência dos gamers.
Mais uma vez, os consoles da nova geração não representaram grande margem nessa contagem devido a sua recente chegada ao mercado (em relação a pesquisa conduzida pela CEA).

Preferências e formato de compra
Outro dado apontado pela pesquisa é a motivação na escolha de um jogo. As principais razões apontadas pelos gamers na hora de optar um título são: a qualidade do jogo, o preço, a facilidade de uso e os gráficos.
O crescimento da aquisição de jogos no formato digital também é destacado pela pesquisa. No PS4, 57% dos games são adquiridos neste formato (em comparação aos 42% do PS3) e 62% no Xbox One (comparado aos 37% no Xbox 360).

Nenhum comentário